LORIGA

Nasci numa pequena terra chamada Loriga, situada a 770 m de altitude na Beira alta ao meio da maravilhosa e luzente Serra da Estrela. É uma localidade muito pitoresca, situada num vale e circundada de montanhas que encantam os nossos olhos pela a sua beleza tanto ela é rara: coberta de pinheiros, salpicada de castanheiros, mimosas, giestas, urzes e outras plantas serranas. Uma fauna e flora espectaculares!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"A Sacavenense"

Fundada em 31 de Janeiro de 1900, sob a designação de “A Sacavenense Sociedade de Crédito e Consumo de Responsabilidade Limitada”, viria a iniciar actividade em 22 de Julho daquele ano, na sua primeira sede, situada no Largo da Saúde, actual Largo 5 de Outubro. O seu principal objectivo era fornecer géneros aos melhores preços e distribuir pelos sócios a percentagem anual dos lucros, na proporção das compras por eles efectuadas.

A Portaria de 11 de Outubro de 1924 (D. Governo nº 243, II Série) reconheceu-lhe “função económica de utilidade pública”. Em 1933 foi criado o Fundo de Auxílio Mútuo, destinado a socorrer os sócios na doença. Em 1965, iniciavam-se as Salas de Estudo de Sacavém, para o antigo 1º Ciclo, em regime nocturno, organizadas em conjunto com o Sport Club Sacavenense, Academia Recreativa e Musical de Sacavém e Clube Recreativo de Sacavém.

Em 10 de Novembro de 1972 inaugurava-se a actual sede, situada na rua António Ricardo Rodrigues. Novas e agressivas formas de distribuição concentradas em grandes superfícies, com as quais não tinha forma de competir, levaram-na a uma grave crise financeira em meados dos anos 80.

Terminada a actividade de consumo e vencida a crise, hoje em dia incide a sua acção preferencialmente em actividades culturais e recreativas. Uma multiplicidade de áreas que vai da ginástica para todas as faixas etárias, à educação infantil, cerâmica, informática, danças de salão, capoeira e a uma escola de samba.
Morada: Rua António Ricardo Rodrigues, 3 - Sacavém
(fonte na internet)

Caderneta do meu pai quando era sócio, aderiu à cooperativa de Sacavém no 24 de marso de 1967.

Sem comentários: