LORIGA

Nasci numa pequena terra chamada Loriga, situada a 770 m de altitude na Beira alta ao meio da maravilhosa e luzente Serra da Estrela. É uma localidade muito pitoresca, situada num vale e circundada de montanhas que encantam os nossos olhos pela a sua beleza tanto ela é rara: coberta de pinheiros, salpicada de castanheiros, mimosas, giestas, urzes e outras plantas serranas. Uma fauna e flora espectaculares!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pequena Rima

-Nunca vistes o que eu vi na cidade de Guimarães,
o ginásio em cuecas a fazer a barba aos cães.-

Rima do tempo dos meus pais quando eram garotos em Loriga; "o ginásio" era uma alcunha dada a um barbeiro instalado na terra e que era de lá fora.
Contada por a minha mãe :" Havia um homem em Loriga que veio de fora em que lhe puseram o alcunha de Ginásio e era barbeiro que morava no Vinhô e montou lá uma pequena barbearia, os garotos daquele tempo inventaram esta quadra e quando passavam á frente da barbearia cantavam esta cantiga só para o fazer afinar ,ele então batia o pé, os garotos fugiam."..

PARA NÃO HAVER CONFUSÕES  E MAS INTERPRETAÇÕES  da parte de certos loriguenses :  Não há nenhuma relação entre as imagens com a rima nem com a historia do barbeiro "ginásio".
Elas servem unicamente para ilustração.


*******************************************************************************

Nas fotos: barbeiros irmãos, clientes irmãos !

Barbeiro de Loriga:Carlos Mendes Amaro (Farias)












Augusto Farias

Sem comentários: